Microsoft Solutions Framework

Framework de Soluções da Microsoft (do inglês Microsoft Solutions Framework - MSF) é um guia de boas práticas de desenvolvimento de softwares, criado pela Microsoft em 1994. Originou-se da análise de times de projetos e grupos de produtos. Estas análises eram constatadas com a indústria de práticas e métodos. Estes resultados combinados eram consolidados em melhores praticas entre pessoas e processos.[1]

Este framework (concorrente do RUP e XP) é usado pela Microsoft como método para desenvolvimento interno de soluções de software e, também, para atender os clientes e parceiros da empresa. Agora está na versão 4.0 integrado na IDE de programação Visual Studio.

Um projeto MSF é regido por ciclos ou iterações. A cada ciclo, cada componente da equipe executa suas funções e atualiza o resultado do seu trabalho conforme a necessidade. Os ciclos se repetem até que o projeto seja concluído ou quando cada versão é lançada.

A Microsoft não classifica o MSF como uma metodologia, mas sim como uma disciplina. Basicamente, serve como um guia de boas práticas, sem aprofundamento dos detalhes. O que pode parecer uma deficiência, mas permitiu uma abordagem simples e direta das técnicas apresentadas. Permitindo uma fácil compreensão tanto por parte da equipe como do cliente, além de ser bastante flexível em sua aplicação.

  1. «Visão geral da Microsoft Solutions Framework (MSF)». Microsoft. Consultado em 30 de março de 2018 

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search